quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Alguns conselhos:

_________________________________________________
PESQUISA EM GERAL:

Geralmente o que acontece quando o susuário envereda pela busca? Vai logo digitando algumas palavras e "click", pronto, agora é só esperar por um bom resultado. Huuum, nada disso. Use mais de uma palavra que tenha relação com o assunto e essas palavras devem ser desde as muito utilizadas até as mais específicas, estas últimas mais importantes ainda. Por exemplo:

sistema informática hardware

O usuário também ouve muito falar em assuntos que sejam ditos ou comentados, ou frases famosas de vultos históricos, pois bem, a busca também pode ser voltada para isso. Caso o objeto de busca seja uma frase use aspas e a busca procurará pela cocorrência exatamente como está escrito entre aspas, uma frase:

"se é para o bem"

Há ocasiões em que as palavras têm duplo significado, como as palavras manga, luva, camisa, risco, etc... e outras, mas podemos desconsiderar determinados sentidos utilizando o símbolo de negação ou menos. Use menos (-) para excluir o sentido do que não interessa:

hardware –história

Neste caso acontece uma coisinha curiosa com relação á busca utilizando palavras que tem duplo significado, por exemplo:

manga -fruta

Neste caso deram 8.030.000 respostas.

A resposta vem carregada de mil links que não tem nada haver com o que se busca. Por isso o conselho é, neste caso e que serve para muitos outros, coloque a palavra que não devem ser consideradas as suas variante entre aspas, por exemplo:

"manga" -fruta

Agoram já diminuiu para 7.940.000. Agora é só pensar no que pode estar sendo considerado e marcar com - (menos) o assunto correspondente que a tendência é o volume diminuir bastante.

Uma informação valiosíssima no caso do Google, experimente:

"manga" -fruta -entretenimento

7.870.000 links de resposta

"manga" -fruta -entretenimento -entertainment

6.420.000 de links de resposta

"manga" - fruta -entretenimento -enterteinment -(~mangá)

2.050.000 links de resposta. O ~(tíl), no google, significa que devem ser adicionados sinônimos da palavra que precede na busca.

"manga" -fruta -entretenimento -entertainment -(~mangás)

319.000 links de resposta

Quando se busca por assuntos que abranjam mais de um grupo de assuntos na mesma área de estudos pode-se utilizar o curinga * (asterísco). Use curinga (*) por exemplo, em:

"sistemas de informação *"

E retornará: sistemas de informação geográfica, sistema de informação Ltda, sistema de informação gerencial, sistema de informação, hospitalar, sistema de informação industrial, sistemas de informação administrativa, etc...

Além da própria busca generalizada no Google, temos algumas mais específicas disponibilizadas na própria pa´gina de busca através de guias que ficam no canto superior esquerdo da página. Na verdade são buscas mais especializadas, por exemplo: imagens (http://images.google.com.br), notícias (http://news.google.com.br/), grupos (http://groups.google.com.br/), livros (http://www.google.com.br/books?hl=pt-BR), Blogger (http://www.blogger.com/), vídeos(http://br.youtube.com/ e http://video.google.com/), etc...

Se
você conhece, lê ou entende outra língua além do próprio português, então as buscas podem ser feitas por mais de uma língua. Basta ir na opção BSUCA AVANÇADA ao lado da caixa de termos do Google e configurar em que línguas você pretende ter como resultado da busca. Além disso pode alterar momentâneamente para que os resultados sejam nas línguas configuradas como resultado ou em português (também de portugal) selecionando o ítem PESQUISAR PÁGINAS EM PORTUGUÊS que fica em baixo da caixa de termos de busca.

Na medida em que se vai amadurecendo Dê preferência às páginas especializadas: órgãos, ong´s, governos, entidades, etc...

Restrinja a busca aos sites específicos: sites voltados especificamente para o assunto a ser buscado.

Tente formular perguntas: o que é informática?

Tente formular respostas: informática é o estudo

Use várias grafias do mesmo assunto (usando sinônimos ou antônimos): importação, importação, fora, dentro, cair, subir, obsoleto, ultrapassado, moderno, contemporâneo, etc...

_________________________________________________

Google: o livro

"Ajudar as pessoas a compreender seus próprios códigos genéticos e estatísticos é algo que será possível por meio de um serviço como o Google em cerca de uma década." (do livro GOOGLE, de David A Vise e Mark Malseed, tradução de Gabriela Fróes, pág 17).

_________________________________________________

REFERÊNCIAS:

O livro: GOOGLE. A história do negócio de mídia e tecnologia ....
Autor: David A.Wise e Mark Malseed - Tradução: Gabriela Fróes - ISBN: 978-85-325-2149-1


_________________________________________________