quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Vasculhando a web:

_________________________________________________
Procurando e achando página WEB:

Quando carregamos o Google, que aparece aquela tela branca de carinha simples , digitamos naquela caixinha os termos a serem buscados, imediatamente o Google faz uma busca dos termos nos índices criados. Na verdade é isso o que acontece: o usuário está fazendo uma consulta nos índices de recursos da internet que se encontram nos servidores do Google. Acontece a mesma coisa quando consultamos um livro. Buscamos o assunto num índice e de posse do número da página nos deslocamos para a página onde se encontra o conteúdo.












Entre a consulta no Google e no livro só existe uma diferença. No livro temos no mesmo local índice (resumo do conteúdo) e conteúdo (páginas de conteúdo do livro), mas no Google essas duas coisas (índice e conteúdo) estão em locais diferentes: O índice está nos servidores do Google e o conteúdo que o índice identifica está nos computadores que formam a internet no mundo inteiro, no servidor de uma instituição do Governo, no servidor de um provedor de acesso (UOL, Bol, CorreioWeb, etc...).

_________________________________________________

Google: o livro

"Depois nos acertamos e nos tornamos bons amigos. Isso aconteceu há uns oito anos. Foi quando começamos a trabalhar duro nisso... a inspiração ainda precisa de muita transpiração."; (Larri Page, do livro GOOGLE, de David A Vise e Mark Mlseed, tradução de Gabriela Fróes, pág 21).
_________________________________________________

REFERÊNCIAS:

O livro: GOOGLE. A história do negócio de mídia e tecnologia ....
Autor: David A.Wise e Mark Malseed - Tradução: Gabriela Fróes - ISBN: 978-85-325-2149-1
_________________________________________________