quarta-feira, 22 de agosto de 2007

INFORMAÇÕES GERAIS

Página de resultados - corpo:

Após efetuarmos a busca e o Google nos trouxer a página de resultados, podemos distinguir vários resultados,especificamente. Inicialmente virão resultados pagos (AdWords), em seguida, se o usuário tiver instalado na máquina o Google Desktop, os próximos resultados serão de documentos localizados na máquina do usuário e em seguida os demais resultados encontrados nos índices do Google. Se percebermos melhor, no lado direito virão também resultados do AdWords. São empresas que fazem marketing pago no Google. Os primeiros resultados de AdWords são sombreados, como p0odemos ver na imagem abaixo.

Cada linha de resultado significa um recurso (termo) achado e indexado. O link leva o usuário ao local onde se encontra a informação propriamente dita.

Passaremos a analisar o significado de cada parte que compõe esse resultado.

No caso do termo utilizado, informática, podemos perceber que os dois primeiros resultados dizem respeito a sites que comercializam produtos de informática.

Logo em seguida vemos os resultados na máquina do usuário, onde está instalado o Google Desktop. E em seguida temos os demais resultados. A página de maior ranking neste caso foi o da Folha On-Line. Significa que no termo informática ela tem peso de relevância maior que os demais reasultados.

Analisemos uma linha de resultados:

Podemos perceber que temos uma primeira linha que está sublinhada. Esta linha é o resultado de título da página encontrada. Significa que Folha Online – Informática é o título da página. Em baixo vem o conteúdo da página. Em verde encontramos a url que leva ao conteúdo indexado.

Na última linha temos três casos a serem analisados.

O primeiro, Em Cachê, significa que o Google tem uma página guardada caso o link esteja quebrado.

Segundo, Páginas Semelhantes é uma das diretivas que iremos aprender. Se clicar no link teremos resultados de outras páginas semelhantes `aquela.

Terceiro, Anotar Isso, é por que sou cadastrado no Notebooks, que me permite fazer "anotações" no meu caderno de anotações do Google, clicando em Anotar Isso.