quarta-feira, 22 de agosto de 2007

INTERNET - WEB - GOOGLE

OS DONOS DA MÍDIA NO BRASIL:


CURIOSIDADES:

- Os Donos da Mídia: A rede Globo é maioria em todas as modalidades midiáticas tradicionais (tv, jornal, revista, rádio). Pode-se perceber a sua supremacia na tabela abaixo: Isso significa domínio da construção de conceitos e comportamentos numa sociedade. A máxima "a unanimidade é burra" cabe muito bem neste caso. Mas a internet veio para minorar isto. Digo minorar por que a mudança de conceito só depende de nós mesmos. Afinal a vida é uma eterna escolha e dessa escolha depende o futuro nosso e daqueles que nos rodeiam e pelos quais somos responsáveis.

Essa mudança promovida pela internet pôde ser constatada quando em cinco anos de seu uso público (em 1999) já se tinha produzido em e-mails mais do que todo o registro escrito da humanidade. Poderíamos ousar em falar de telefonia grátis em mais ou menos uns cinco a sete anos.


- Num desses dias, pela manhã, em que me deslocava para o trabalho, ouvia uma reportagem com Guilherme Arantes, e acho muito oportuno reproduzir um trecho. Quando indagado pelo repórter o que ele achava sobre o lixo musical que se produzia hoje, referindo-se ao rip-rop, rap, techno, axé music e outras modalidades. Guilherme Arantes, muito inteligentemente, respondeu que "achava interessante por que percebeu que o que se vivia antes de toda essa revolução musical, era simplesmente a ditadura da bossa nova. Em qualquer rádio sintonizada, fosse do governo, fosse católica e até mesmo local, só ouvia-se as músicas de Tom Jobim, Vinicius, João Gilberto, etc... Que o que estava acontecendo é que hoje qualquer pessoa pode difundir sua cultura musical".
Ao terminar de ouvir a reportagem refleti sobre o que foi dito e o que se pode concluir é que tudo isso é conseqüência do acesso ao meio de produção. Qualquer pessoa, de renda média pra cima, pode ter um microcomputador com gravadora de CD, já até obsoleta por que só vem com gravadora de DVD. Essa pessoa pode produzir o seu CD de música, basta ter os programas necessários para isso. Vivemos hoje a era da multicultura e do multiacesso; você pode acessar qualquer coisa em qualquer lugar.

QUAL É O TAMANHO DO GOOGLE?

- O Tamanho do Google: em 4 de maio de 2004 foi divulgada a seguinte informação: de que o Google corresponderia a 126 mil processadores, 253 Thz de processamento, 126 terabytes de RAM e 2,5 Petabytes de espaço em disco rígido. Isso tudo poderia ser traduzido da seguinte forma simples: teria 126 mil computadores (naquela época ainda não se tinha o processador dual-core que seria como se fosse dois em um).

- Vinton Cerf: Pai da Internet. Em 8 de setembro de 2005 assumiu o cargo de Evangelizador do Google, cargo que significa dizer que teria a missão de persuadir as pessoas a utilizarem o Google, demonstrar a utilidade do Google para todos os ramos da sociedade.

O PAI DA INTERNET:

Vinton Cerf criou a internet. Na verdade criou o protocolo (como se fosse uma língua universal) que seria responsável por permitir que todos os tipos de computadores pudessem conversar um com o outro, independente da plataforma de hardware (PC IBM, Macintosh, Apple, Attari, etc...) ou de sistema operacional (Windows, Maços, OS2, Linux, Unix, etc...).

O QUE SIGNIFICA INTERNET:

Internet significa entre redes. Inter=entre e net=redes. Ou seja, internet nada mais é que o meio pelo qual as redes se interligam. A internet não é nada físico, mas sim abstrato, código binário, é algo intangível. À partir da internet é que se tem os serviços, tais como: web (sites), ftp, telnet, chat, etc...

O QUE SIGNIFICA WWW OU WEB?

- Berners Lee: Pai da WEB. Web sim é aquilo que a gente usa quando inicializa um navegador (internet explorer ou fiefox). Isso sim é o que erroneamente chamamos de internet, que nada mais é que um dos serviços dela: world wide web que quer dizer teia do tamanho do mundo ou rede de alcance mundial. Que são os sites com todos os seus recursos multimídia (texto, imagem, som, movimento, ação e reação).

O GOOGLE:


- Criadores do Google: Larry Page e Sergey Brin encontraram-se na universidade de Stanford e e nutriam um desejo comum, poder ter uma ferramenta que pudesse "conter" toda a internet. Impossível, mas eles achavam que poderia ser feito. Em 1998 eles abrem o Google pra comunidade internética.


______________________________________________________________________________
Google: o livro.
"Ser otimista é importante... Temos que ser meio bobos com os objetivos que estamos traçando... É preciso ter um desprezo saudável pelo impossível."; (Larry Page, do livro GOOGLE, de David A Vise e Mark Malseed, tradução de Gabriela Fróes, pág 20).
______________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:
O livro: GOOGLE. A história do negócio de mídia e tecnologia ....
Autor: David A.Wise e Mark Malseed - Tradução: Gabriela Fróes - ISBN: 978-85-325-2149-1
_________________________________________________