quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Informações iniciais:

_________________________________________________
MOTORES DE BUSCA:

Seja qual for a atividade desenvolvida, há sempre necessidade de pesquisar algo que desconhecemos e quando nos encontramos nesta situação somos eminentemente pesquisadores. Engraçado como assumimos involuntariamente este papel e caimos de cabeça nessa busca, na busca pela descoberta de algo que nos fascina. Isso nos torna um eterno e pleno utilizador de sistemas de busca na internet.

Motores de busca existem aos montes. Depois da descoberta de sua utilidade, funcionalidade e extrema especialidade em tratar dados, muitos surgiram e surgem todos os dias ou são melhorados, implementados e até tornados especialistas em objetos específicos como músicas, letras, vídeos, imagens, etc... mas milhares já se tornaram obsoletos, esquecidos e inúteis.

Os motores de busca disponibilizam informações de duas formas.

Na forma de Castálogos: como é o caso do Google Diretório, onde as informações são agrupadas por categoria (artes, entretenimento, governo, ciências humanas, ciências exatas).

Na forma de Índices: como é o caso do Google Busca, quando acessamos a página principal do motor de busca e digitamos a expressão regular (termo a ser buscado) e em seguida o site disponibiliza uma relação extensa de links.

_________________________________________________

Google; o livro.

"O Google não procura fazer tanto dinheiro quanto poderia em curto prazo. O exemplo mais óbvio disso é a página do Google na Internet, considerada o bem mais valioso da rede mundial de computadores. Uma visita rápida a www.google.com.br confirmará que o Google não exibe anúncios nessa página, renunciando a dezenas de milhões de dólares em rendimento bruto e lucros para dar aos usuários uma experiência de busca de maior qualidade."; (do livro GOOGLE, de David A Vise e Mark Malseed, tradução de Gabriela Fróes, pág 15).

_________________________________________________

REFERÊNCIAS:

O livro: GOOGLE. A história do negócio de mídia e tecnologia ....
Autor: David A.Wise e Mark Malseed - Tradução: Gabriela Fróes - ISBN: 978-85-325-2149-1

Neste e-book tem-se mais de 700 motores mundiais de busca: superdownloads

_________________________________________________