terça-feira, 21 de agosto de 2007

Informações Iniciais

______________________________________________________________________________
O QUE NOS FAZ BUSCAR?
 
Independente da área de atuação, o homem sempre está em busca de alguma coisa, algo que possa preencher o seu vazio, e cada um com o vazio que lhe cabe, mas sempre está buscando.

A curiosidade é a maior das razões pela qual o ser humano se embrenha no emaranhado desconhecido da internet para saber das últimas notícias. As notícias aliás, das últimas horas ou dias, são as informações mais procuradas.
Desde o início de sua carreira profissional o homem busca informações constantemente, ou por falta de conhecimento ou para aperfeiçoar os que já tem.

Mas existe um motivo hoje muito nobre para que as pessoas se utilizem de ferramentas de busca na internet: são as possibilidades criadas, como a produção de um bem ou serviço. Há muitas pessoas, principalmente em lugares de difícil acesso, que buscam uma forma de criar um grupo de amigos que trabalhem em uma causa comum para promover sua subsistência.

As razões podem ser muito mais específicas, como as comunidades acadêmicas, as instituições científicas ou profissionais voltados para a área de pesquisa. Todos se utilizam de um mecanismo qualquer de busca. Aliás o motivo pelo qual a web foi criada é que uma comunidade de pesquisadores precisavam de comunicação, compartilhamento e produção de material de pesquisa instantâneo.

Isso foi que motivou, logo em seguida, a criação de um sistema de busca. No início do uso de buscas na internet se utilizivam alguns aplicativos, que foram se tornando muito úteis à medida que o volume de informações disponíveis na rede foi crescendo, tais como: Archie (1990, Alan Emtage, estudante da universidade de McGill), Veronica (1992 por Steven Foster e Fred Barrie da Universidade de Nevada, Reno), Gopher (1991 por Paul Lindner e Mark McCahill da Universidade de Minesota), Netfind (ferramenta utilizada para procurar os endereços eletrônicos dos usuários da internet), WAIS (sigla para Wide Area Information Serve / Servidor de Informações em Área Expandida, sistema de busca de informação distribuída.), WWW (World Wide Web: serviço da Internet baseado em hipertexto, que permite o uso de imagens, sons e sofisticadas interfaces multimídia), etc. Todos facilitaram a localização e o acesso a estes dados.
Esses aplicativos foram sendo substituídos ou melhorados, finalmente chegando aos sites ou motores de busca, que cada vez mais surgem os específicos, os que buscam por tipos de arquivo específico: mp3, vídeo, etc...
______________________________________________________________________________
Google: o livro.
"...o Google executa programas patenteados e personalizados em centenas de milhares de máquinas que ele também vende. Essa mistura...produz instantaneamente resultados de busca superiores. Não existe palavra que descreva essa junção entre hardware e software em uma escala tão grande; por isso, nós o batizamos de Googleware."; (do livro GOOGLE, de David A Vise e Mark Malseed, tradução de Gabriela Fróes, pág 10).
______________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:
O livro: GOOGLE. A história do negócio de mídia e tecnologia ....
Autor: David A.Wise e Mark Malseed - Tradução: Gabriela Fróes - ISBN: 978-85-325-2149-1


______________________________________________________________________________