quarta-feira, 5 de setembro de 2007

WEB Semântica

A WEB Semântica não é a WEB 3.0 como estão divulgando alguns na internet. A WEB Semântica é a próxima geração dos motores de busca, uma tentativa de fazer as máquinas entenderem a contextualização da informação e buscarem solução para o problema da ambigüidade linguística. Significa um esforço na tentativa de agregar valor aos resultados das buscas e que envolve a integração de tecnologias, tais como: linguagens web (XML, RDF, arquitetura de metadados), ontologias, agentes computacionais, entre outras...


Como exemplo, poderíamos falar sobre a técnica de integração do próprio Google. Num momento futuro bem próximo, ao submetermos palavras como fonoaudiólogo consulta como uma expressão de requisição naquela famosa caixinha branca de busca do Google, o mesmo nos trará uma lista de possíveis profissionais da área que estejam com seus horários livres, juntamente com o nosso, já nos dando a possibilidade de confirmar e logo em seguida nos fornecer o comprovante de pagamento com um extrato da consulta marcada.

Acho que deu pra dar uma idéia do que está por vir. Simplesmente existem pesquisas na tentativa de "monitorar" (sem vigiar) o comportamento diário dos usuários fazendo integração de tecnologias de redes de longo alcance com redes sem fio (tipo PAN e WPAN) para que todos os dados se integrem, isso tudo acontecendo nos micros portáteis (PDA´s, laptop´s e similares), ainda telefones celulares, TV Digital, e até mesmo a cafeteira, podendo ter disponível em seu apartamento aquele cafezinho fresquinho a seu gosto, no exato momento em que você abrir a porta. Comparando com o Google, teríamos no AGENDA os horários, num futuro próximo sistema de CONTATOS, mais outras que possam subsidiar o sistema de busca com informações detalhadas e assim poder promover a "semanticidade" (não existe no dicionário) da web, em se tratando de motores de busca.