domingo, 24 de fevereiro de 2008

Onde fica o texto?

No caso de buscar em texto, como fica?

Também é possível fazer uma busca por palavras e que estas estejam num texto da página. Esse texto é considerado no corpo da página web. Não entendeu? Vamos explicar melhor. A página possui determinadas divisões: título, texto, localizador, etc... O caso do localizador já vimos no posto passado. O caso do título veremos depois. O caso do texto é o que veremos agora. O texto é o que compõe o corpo da página, exatamente onde lemos as notícias, as postagens (no nosso caso), nas seções de chamada de promoções, etc... Pois bem, o uso da busca pelo texto, no corpo da página web, desconsidera as outras partes da página.

O uso é bem simples, basta que digitemos:

intext:brasil

E o Google buscará por páginas que tenham no texto do corpo da página a palavra brasil. O resultado foi 216 milhões. Claro isso vai sendo melhorado na medida que se restringe mais a busca. Por exemplo:

desindade demográfica intext:brasil

Já diminuiu para 94,5 mil links de resultado. Melhorando mais um puco podemos ter:

densidade demográfica intext:brasil site:gov.br

Vejam só, 80,5 mil de links de resultado. E em sites dos governos (federal, estadusl, municipal e do Distrito Federal). Agora temos informações bastante interessantes.

Mas, além disso, também podemos contar com uma variante deste perador, que é o allintext:. Sua utilização se vale quando precisamos que mais de uma palavra estejam no corpo do texto da página. por exemplo:

allintext:brasil amazônia

É isso que vai ficando cada vez melhor, o fato de que o pesquisador ("navegador") poderá utilizar os operadores do Google de forma conjunta, tornando a busca cada vez mais restrita e consistente. Veja que o operador intext é simplíssimo, mas o que acontece é que a busca fica restrita aos textos do corpo da página web. É que quando se faz uma busca simplesmente com palavras, por exemplo brasil, o Google a buscará em todas as ocorrências possíveis, e com o operador a busca é diredionada para aquele "local". Certo?

_________________________________________________

REFERÊNCIAS:

O livro: GOOGLE. A história do negócio de mídia e tecnologia ....
Autor: David A.Wise e Mark Malseed - Tradução: Gabriela Fróes - ISBN: 978-85-325-2149-1

_____________________________________________________________