quinta-feira, 6 de março de 2008

Personalidade:

Caricaturas e caracteres:

O Google está fazendo bateria de testes em uma nova funcionalidade da busca. Essa funcionalidade anexa aos resultados uma nova caixa de busca, onde poderíamos refinar a busca no link de resultado, como se fosse uma nova pesquisa no resultado específico. Devo salientar que este tipo de busca nos resultados já existe, a diferença é que a nova funcionalidade vai poder ser feita num resultado específico. O que existe hoje é uma nova busca feita em todos os resultados alcançados, não num específico.

Sempre que se faz uma bucsa, no finalzinho da lista, na página de links de resultado, aparece um link com a seguinte frase: Pesquisar nos resultados. Certo? Certo, só que a busca vai ser em cima do montante de links de resultados achados. A nova funcionalidade vai permitir uma nova busca em um só link de resultado, mais específico ainda.

Só que o que gostaria de frizar é que já existe uma funcionalidade, que só ocorre em resutlados relacionados a uma busca geral de um determinado produto ou marca, por exemplo. Posso colocar na busca o acrônimo IBM, simplesmente.

IBM

O resultado trazido é que, geralmente, nos primeiros links de resultado vem a página principal da marca ou produto digitado, por exemplo: www.ibm.com. Certo? Beleza. Nestes casos, logo abaixo aparecerá um link com o seguinte dizer: Mais resultados de www.ibm.com. Se clicarmos neste link o Google nos leva a uma nova página de resultados, como se tivéssemos digitado:

site:www.ibm.com ibm

Este operador avançado do Google nós já conhecemos. Então fica aí o registro de uma nova informação das páginas de resultado.

Não esqusçam que podemos fazer testes com outros produtos/marcas/acrônimos, tais como:

Coca-Cola, ItauTec, Sazon (que vai achar ajinomoto, a criatura imagem do criador), Ajinomoto (o criador), MEC (Ministério da Educação e Cultura), Governo GDF, e por aí vai. Senhores agora é só brincar.

Obs: Neste blog, além das 43 postagens, com essa, já temos mais 50 novos posts programados e pré-construídos, só esperando para serem publicados. Isso em se tratando de comandos já definidos para serem expostos aos leitores. Fora posts como este que devo publicar por força da evolução do sistema de busca Google.

Por agora é só. Espero que tenha somado com mais estas informações.
________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:

Googleblog
________________________________________________________________