quinta-feira, 29 de maio de 2008

"I have a dream..."


Eu tenho um sonho...

Eu tenho dois grandes sonhos:


1- Que um dia caiam por terra todos os direitos de autoria e propriedade:

Por que acredito que não estamos, nós seres humanos, aqui, na terra e no espaço, para dividir subtraindo, acumular, sonegar, omitir, tomar, roubar, apropriar, comprar, guardar, sozinhos. Acredito que precisamos compartilhar, dividir somando, ceder, expor, dar. Afinal DEUS nos colocou aqui para aprendermos juntos. De que vale tudo isso sozinho?

Eu me pergunto sempre: como ficam nossos antepassados, que criaram todas as argumentações científicas, que criaram toda a base de conhecimento que se tem hoje, que escreveram os livros da Biblioteca de Alexandria sob luzes de velas, como ficam?

Saúdo Isaac Newton que ao negar uma homenagem da corte inglesa disse:

"Se enxerguei mais longe foi por que vim sobre ombros de gigantes".

Significa que se hoje temos o conhecimento científico, tecnológico, sociológico, político, acadêmico, doutorados e phd's, foi por que antes de nós vieram outros, anônimos e muitas vezes execrados pela ambição de grupos humanos privados. Expropriados de seu direito mínimo: viver.

Direito Autoral tem por escopo fundamental a proteção do criador e ao contrário o Copyright protege a obra em si, ou seja o produto, dando ênfase a vertente econômica, a exploração patrimonial das obras através do direito de reprodução.

O direito de reprodução (copyright) foi criado pelos ingleses pra 21 anos de proteção, depois os estados unidos mudarma para 71.

Precisamos dar oportunidades a todos de ler, conhecer, aprender tudo o que vem acontecendo na existência humana. Ainda tão insignificante no grande acontecimento da vida no universo.

2- Que sejam criados Centros de Convenções:




























Que um dia todos os centros de estudos (universidades, faculdades, escolas de 1º e 2º graus, instituições de pesquisa, associações de estudos) se unam, criando uma corrente pela produção científica e pelo conhecimento. Que criem espaços como Centros de Exposições permanentes.
Como existe, por exemplo, na França, Paris, no Bairro La Défense, um prédio de uns 15 andares e mais 7 subterrâneos, onde ficam instalados os escritório das maiores empresas de tecnologia e indústria do mundo, tais como IBM, Microsoft, HP, Cisco, etc...


Estou falando do CNIT, Center of New Industries and Technologies, um centro de convenções. O interessado entra num grande salão de recepções, se identifica, cadastra e lhe é entregue uma identificação no formato de um cartão magnético. Em seguida terminais de computador são utilizados com os cartões para se identificar, escolher o curso que quer participar, pagar e então você recebe material para anotações. Ao chegar na sala o ouvinte escolhe, dentre cinco, o idioma em que quer ouvir a exposição, bastando colocar o head-phone. Enfim, só indo lá pra ver e se encantar. A estrutura toda é construída por um pool de empresas que conveniam as que se interessam em possuir um escritório no prédio, a partir daí também subsidiam parte dos cursos. Lembro-me que não foram caros os cursos, fiz cinco na época, 1995.

Até me atreveria a sugerir que aqui no Brasil fizessem parceria de marketing com quem quisesse anunciar seu produto e que os cursos também fossem um veículo de divulgação de produtos de informática, como vemos na televisão aberta. De repente o apresentador para o seu programa e divulga um produto, que na maioria das vezes nada tem haver com o conteúdo do programa ou do que está acontecendo no momento. Desta forma poderíamos dar acesso a todos. Não gosto de dizer menos favorecidos, prefiro me referir a todos, por que acho que não deve existir diferenças entre o rico e o pobre quando se fala em oportunidades.

Tenho um sonho e creio que um dia será realidade.
_____________________________________________________________

REFERÊNCIA:
Um esclarecimento sobre o que é direito copyright e autoral.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Direitos_autorais

Um vídeo sobre o Bairro La Défense para 2015:


http://www.linternaute.com/video/3717/la-defense-en-2015/
_____________________________________________________________