segunda-feira, 28 de julho de 2008

2º Seminário sobre Informação na Internet





Começou ontem o 2º Seminário sobre Informação na Internet. A primeira edição deste evento se realizou em 2006 com a participação do Google em uma de suas palestras, este ano está programada a participação da Giigaantee da internet para amanhã à tarde com o tema: Experiências empresariais de apoio ao acesso digital à informação, com Felix Ximenes do Google Brasil.

Ttrata-se de um evento que aborda temas bastante em voga nomomento: Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Potencialidades Tecnológicas.

Na solenidade de abertura, ontem às 19:00 hrs, tivemos a palestra realmente Magna da Profª Drª Brasilina Passarelli, uma excelente profissional que tem muito a dizer atodos nós. Em toda a sua fala percebi três pontos importantíssimos e até mesmo ousados, em virtude da elite de pensadores e autoridades presentes e, atrevo-me até a arriscar, alguns poucos conservadores.

Primeiro: Quando ela mesma disse ter se espantado com a quantidade de informações que havia em um assunto de sua pesquisa, o Mundaneum (veja vídeo). Foi muito humilde de sua parte informar o seu espanto em não saber da informação que havia descoberto em sua pesquisa para proferir a palestra.

Professora: 1000 pra senhora.

Particularmente, acho que só tem uma diferença entre todos nós: oportunidade. Somos todos capazes, inteligentes e o conhecimento não é em sí uma peça formada e completa em sí, definitiva. O conhecimento se reveste de características daquele que o veste. Em cada um o mesmo conhecimento será sempre diferente e em diferentes momentos. Parabéns professora.

Segundo: quando expôs sobre uma pesquisa comparativa realizada para verificar a veracidade das informações entre a Wikipédia e a Enciclopédia Britânica e a diferença foi espantosamente pequena, o que corrobora informações de que de certa forma as informações na wikipédia são confiáveis.

Não me atrevo a afirmar isto, apesar de a pesquisa ter confirmado, mas na minha opinião a Wikipédia é uma excelente enciclopédia referencial. Vocês ja viram que no finalzinho sempre tem quatro informações: SEE ALSO (VEJA TAMBÉM), REFERENCES (REFERÊNCIAS), ADDITIONAL SOURCES (FONTES ADICIONAIS) e EXTERNAL LINKS (LIGAÇÕES EXTERNAS). Estes sim de um valor inestimável.

Terceiro: Foi feliz nas suas colocações sobre a aceitação ou não da relação CopyRight e CopyLeft. Nesta ocasião ficou clara a mensagem de uma nova forma de poder de propriedade e cópia.

Um assunto sempre recorrente em minhas palestras é justamente a discussão sobre o direito de autoria, propriedade e cópia. Como disse Isaac Newton: "Se enxerguei mais longe foi por que vim sobre ombros de gigantes". Os gigantes são Nicolau Copérnico, Tycho Brahe, Johannes Kepler e outros. Esta célebre frase de Newton quer dizer que: o que seria do hoje sem ontem? O que seria do conhecimento atual se não fossem aqueles que sob luz de velas deram o primeiro passo. Quem deu ao homem de hoje o direito de propriedade sobre algo que vem há muito sendo criado? Esse é um legado das gerações atuais. Enfim... é assunto caloroso, que envolve interesses, vaidades, orgulho e egoísmo.

Bem, tenho que ir pro Seminário, mas vou continuar postando sobre os assuntos abordados. Até mais...