terça-feira, 19 de agosto de 2008

Não estou encontrando o que quero!

Colocando o boi na frente da carroça: Uma pequena avaliação.

Um dia uma amiga me liga e diz:

"João, não consigo encontrar o que quero, podes me ajudar?"

Ao perguntar o que queria, ela então passou a me dar as informações necessárias. Ela disse.

"Queria encontrar uma empresa de seguros de veículos, como faço?"

Primeira pergunta: você mora onde? R: Em Brasília.

Ok, então vamos à segunda pergunta: Quais são as palavras que devem compor a busca: carro, seguro e brasília. Certo? Quase certo, por que também pode ser veículo no lugar de carro. Veículo é mais comercial que carro. Meu filho pode ter um carro, mas os profissionais têm veículo. Mas, nada contra o carro, pode ser usado, apenas podemos aguardar e verificar se vai ser necessáio usar veículo.

Bem, mas falta responder a terceira pergunta: como colocá-las por ordem de importância? Ou de outra forma: qual a palavra mais importante? Bem, pra responder devemos considerar em que lugar se encontra a "finder", "searcher", "buscadora" ou interessada. Em BRASÍLIA, logo esta deve ser a primeira, por que empresa de seguro existe em qualquer lugar, então devemos restringir a busca por Brasília.

Ok, qual a segunda palavra de peso? R: VEÍCULO. Por que podemos ter seguro de qualquer coisa, mas o que interessa é que seja de veículo, ou carro. E consequentemente a terceira é SEGURO.

Agora é só digitar na caixa de busca do Google:

brasília veículo seguro

Já de imediato podemos constatar que poderíamos utilizar AUTO, AUTOMÓVEIS e CARRO também. Foram 6.500.000 respostas. Claro, muitas fora de contexto, mas as primeiras devem responder às dúvidas do usuário.

Ou poderíamos usar:

brasília carro seguro

Podemos verificar que as respostas são menos: 627.000. Talvez seja uma busca melhor que a anterior. Mas para isso precisaríamos avaliar as respostas e tentar chegar a uma conclusão. Essa conclusão ajuda a criar a técnica de busca, de forma a se ter um melhor desempenho de resposta. As variantes podem ser feitas em CARRO, VEÍCULO, AUTOMÓVEL, etc..., pois BRASÍLIA e SEGURO não variamm, certo?

Por hoje é só! Té mais e boa pesquisa, busca...