quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Novos rumos da humanidade:

Os modelos tradicionais estão vencidos e ultrapassados. Novas formas de relacionamento vão surgir, novas formas de negócios e novos negócios. Comunicação nunca antes imagináveis. Trocas e compartilhamentos de múltiplas formas de objetos. Com isso todas as áreas de conhecimento serão afetadas, o que aliás há algum tempo já vem acontecendo, para melhor, com o novo avanço que se aproxima. Algumas limitações e ampliações corroboram essas possibilidades, o que, dependendo de quem ler esta matéria, poderá ser apenas o início de muitas que virão. Se não, vejamos:

01 - IPv6: Já há uns três meses foi noticiado na web sobre o gargalo do IPv4, onde a maior parte dos endereços são de classe C, que é muito pequena para muitas organizações, os endereços de classe B estão praticamente esgotados ( http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6 ). Quanto à qualidade dos serviços e ampliação com streaming em tempo real, mais a mobilidade através de conexões de múltiplos meios e fins, podem ser lidos na WikiPédia.



02 – Servidor Storage: Também já foi noticiado na web que os repositórios dos servidores estão ficando cada vez mais “apertados”, por isso o avanço na capacidade de armazenamento magnético. Mas não é só isso, as pesquisas em outras formas de armazenamento estão avançando e o primeiro sinal foi quando da criação do blue ray em substituição ao DVD que inclusive já iniciou o interesse, pelas grandes fabricantes, de deixar de produzi-lo.


03 – Velocidade: A internet já está envelhecendo na sua forma de ser, está ficando lenta, e já foi dito na Blogosfera. O tráfego está intenso e os pacotes estão tendo que compartilhar tempo com um número cada vez maior de pares. Isso significa uma nova turbinada nas “pistas” (meios de comunicação) e nos “motores” (protocolos). Por isso o IPv6 entra nessa nova mudança. O que nos faz pensar em novas formas de conexão, mais velozes e mais confiáveis, por que as aplicações vão precisar disso.

04 – A China, em virtude das Olimpíadas, está abrindo portas nunca antes abertas. Há uma estimativa de que se tem em torno de um bilhão de usuários conectados na internet. Imeginem a China habitando o ambiente virtual? Vai ser ao mesmo tempo um caos e um booom, por que exigirá avanços no que tem sido mantido desde a criação da internet.

05 – Fora o atual evento olímpico, devem ser feitas algumas exceções, em todos os sentidos e em todas as áreas, como: social, político, ambiental, comercial e tecnológico. É só acompanharmos as histórias das olimpíadas e das copas do mundo.

É isso aí, falei e disse!

--------------------------------------------------------------------------------------------

Tudo bem que postei no dia 7 de agosto de 2008, mas hoje, 12 de agosto de 2008 encontrei uma reportagem muito interessante no site Convergência Digital, vale a pena ler, diz respeito a essa mudança de rumo da humanidade que coloquei no cabeçalho.