quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Google Alerta

Lembra? Pois é...

Considero este serviço como um dos mais importantes dos aplicativos Google. Por quê? Imagine que você esteja super interessado em um determinado acontecimento... Você já pensou se tivesse que ir em busca de informações sobre o assunto? Você teria que "passear" por uma dezena de centenas de milhares de fontes de informações, não é mesmo? E ainda correndo o risco de não satisfazer as suas necessidades de informações. Então é só deixar o Google fazer isso pra você. É isso o que o Google Alerts faz, entendeu?

O Google Alerts tem como fonte de informações três ambiente:

01 - a WEB (Google Search Web): neste ambiente de busca o serviço considera os 10 primeiros resultados do ranking.

02 - as NOTÍCIAS (Google News): aqui as fontes brasileiras são das 200 mais importantes, e neste caso o alerta considera so 20 primeiros resultados no ranking; e

03 - os GRUPOS (Google Groups): finalmente no grupos o Google considera os cincoenta primeiros resultados do ranking.

Se pensarmos que são centenas de milhares de páginas web confiáveis indexadas, mais as duzentas fontes de informações das notícias e os grupos de melhor classificação, então podemos ter certeza que as informações que nos chegarem serão, se não, da mais alta cofiança, mas as de maior popularidade.

Mas até aí tudo bem, tudo isso aconteceria de uma forma ou de outra se não fosse a web. Claro em uma quantidade muitíssima menor e num tempo infinitamente maior. Estaríamos obsoletos sempre. Mas de qualquer forma teríamos a informação. Só que temos duas coisas que destacam o momento tecnológico que vivemos: espaço e tempo.

As grandes vantagens dos meios virtuais são: a quantidade grandiosa de fontes de informação e a instantaneidade da informação, aliás, esta última a mais importante das características da informação virtual.


Digamos que você queira saber sobre a oferta de estágio no Governo Federal. É só cadastrar o seguinte alerta:

A primeira coisa a fazer é definir uma sentença de busca, como uma busca na web. Logo ela terá que ter o termo ESTÁGIO. Como vai ser em empresas do Governo Federal, então temos que definir site:gov.br e como existem muitas ONGs que recebem financiamento do governo e de certa forma permanecerão em suas atividades fim temos que colocar também site:org.br. Ficamos então com a sentença:

estágio site:gov.br OR site:org.br

Que pode ser escrita também como:

estágio site:(gov.br|org.br)


Está feita a sentença de busca, como na imagem abaixo.




Outro detalhe do Alerta é a fonte das buscas. Claro que só interessa quando a informação vem de todos os lados possíveis, então tem que ser a opção completo (Web, News e Grupos).





Finalmente, devemos definir com que frequência as informações devem ser passadas para o nosso e-mail. Neste caso temos três opções: novas ocorrências, uma vez por dia ou uma vez por semana. Claro que só serve se for a cada novas ocorrências, certo? Correto.





Tenho orientado pessoas de todas as áreas de atividade no uso desta ferramenta e elas mesmas acabam dizendo que eu não deveria passar isso a outras por que é uma ferramenta de altíssima importância estratégica, e o é.

Mas, claro, sou totalmente contra. Aliás, quero abrir um parênteses para comentar coisinhas que acho importantes no mundo atual.

Conheço pessoas que expõem-se muito gravemente quando dizem possuir informações e que não irão abrí-las a ninguém. Isso é de uma estupidez sem tamanho. Com o grau e a amplitude de acesso que temos hoje, uma pessoa pensar desta forma só corre o risco de ficar pra trás, por que só o que gera informação, só o que gera trabalho, só o que gera conhecimento, só o que gera ciência, só o que gera tudo na vida é a informação conhecida, se não for conhecida não é informação, é objeto de barganha, como um latifundiário, como um especulador da informação.

Falei e disse, novamente. Abraços e vamos que vamos, a fila anda, o tempo passa e o Brasil continua... Vamos mudar pra melhor, hoje, agora é urgente.
____________________________________________________

REFERÊNCIAS:

Geralmente os alertas são serviços oferecidos por todos os motores de busca, mas isso é realidade há bem pouco tempo, em virtude do sucesso alcançado pelo Google. Vejamos os que existem como serviço complementar aos buscadores, por exemplo:

No MSN Live é o Alertas Windows Live.

No Yahoo temos o Yahoo Alerts.

Obs: assim que encontrar outro serviço de alerta colocarei aqui pra todos.
_____________________________________________________