sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Linha do Tempo Google da Música

Conheça a história dos ritmos musicais

O GOOGLE MUSIC TIMELINE
(clique na imagem)
No dia 16 de janeiro de 2014 a Google lançou uma ferramenta de avaliação de abrangência de ritmos musicais, álbuns, artistas, bandas e até mesmo músicas, no decorrer de suas execuções no tempo. Isso nos permite verificar o quanto um desses elementos musicais tem resistido ao tempo, e como oscila a popularidade dos mesmos.

Google Music Timeline



As informações analisadas são oriundas do Google Music, um repositório de músicas na nuvem, mas que infelizmente ainda não está disponível no Brasil, apenas o player de músicas no Android, portanto as estatísticas do Google  Timeline Music não contam com informações do Brasil ainda.

OS RITMOS
(clique na imagem)
A imagem a seguir mostra uma série de ritmos musicais e a proporção, entre elas, da influência exercida nos ouvintes. Esta visualização mostra que álbuns de eras passadas ainda estão em nossas bibliotecas de música de hoje.

google bigpicture music timeline

O JAZZ
(clique na imagem)
 Mas basta escolhermos o ritmo de nossa preferência e poderemos nos surpreender. No nosso caso, testamos o ritmo JAZZ, e vejam:

 Google Music Timeline Jazz

O SEU INTÉRPRETE PREFERIDO
(clique na imagem)
Bem, no Jazz, especificamente, temos preferência por um grande intérprete desse ritmo, ainda vivo, chamado Al Jarreau. E vejam que maravilha:

Google Music Timeline Jazz Al Jarreau

Vejam que interessante, é que colocamos o cursor na área azul, a cor que mais aparece na imagem, e o que  acontece? Aparecem os álbuns e linhas indicando em que momento na linha do tempo o álbum estava em destaque.

Uma excelente ferramenta para os que amam a música e muito mais que isso, além disso, os que pesquisam sobre a área.

Aproveitem bem mais essa ferramenta deslumbrante.